Metodologia

1 - Analisar ambiente

Através de um conversa preliminar (presencial ou online) são extraídas as principais informações relacionadas ao propósito e expectativas futuras que embasam o negócio em si, características do produto/serviço e público-alvo, bem como, o perfil do(s) dono(s) da empresa e equipe. Também tentamos identificar eventuais necessidades e problemas que devem ser atendidos de forma imediata. Assim, conseguimos estabelecer um norte que irá auxiliar na definição de um planejamento de ações e quais soluções digitais são mais indicadas para o seu caso.

Como funciona na prática

Iremos bater um papo para nos conhecermos melhor, e identificamos onde e quando podemos auxiliar você e sua empresa, para que possamos crescer juntos.

Ferramentas envolvidas nesta etapa

  • Formulário de Briefing
  • Skype ou Google Hangout
  • Business Model Canvas

2 - Planejar ações

No Plano de Ações definiremos todas as informações sobre o objetivo a ser alcançado, detalhando as atividades necessárias para concluí-lo, envolvendo os recursos materiais, financeiros e humanos fundamentais para o sucesso do projeto. Esta organização permite que a maior parte das decisões sejam tomadas de forma antecipada, antes mesmo de entrarem em execução, proporcionando uma probabilidade maior de acerto e prevendo eventuais problemas. Este documento irá conter informações como objetivos, ações, responsáveis, e as respectivas datas de entregas.

Como funciona na prática

Definiremos quais estratégias e técnicas são mais adequadas para o perfil do seu negócio, pois neste momento, já conhecemos melhor sua empresa e suas necessidades.

Ferramentas envolvidas nesta etapa

  • Design Think
  • Oceano Azul
  • Planilha eletrônica ou ferramenta compatível

3 - Executar estratégias

Esta é a etapa em que executamos as ações que foram planejadas item anterior, colocando as atividades em prática. Em cada uma delas, deverá haver uma previsão de consumo de recursos, contemplando recursos materiais, financeiros e humanos. O responsável deve acompanhar e analisar a execução de cada uma das tarefas para que se possa corrigir eventuais erros que poderão prejudicar o sucesso do plano.

Como funciona na prática

Aqui é onde colocaremos a ‘mão na massa’, literalmente. Serão desenvolvidos conteúdos e estratégias em todos os canais que foram definidos no item de planejamento.

Ferramentas envolvidas nesta etapa

  • Checklist 5W2H
  • Matriz de gerenciamento do tempo
  • Ciclo PDCA

4 - Explorar métricas

A simples execução de uma Estratégia Digital não se justifica, por si só, se você não analisar os resultados alcançados, frequentemente. O acompanhamento das métricas é o que realmente dirá se as ações estão no caminho certo ou não, possibilitando assim o levantamento de eventuais pontos de melhoria e ajustes.

Quando utilizadas da maneira correta, as métricas digitais, geralmente, trazem um valor muito alto para o seu negócio, principalmente para você se diferenciar da concorrência.
Essas informações apontam onde sua empresa está errando, definem a direção para alinhar os rumos e mostram oportunidades relevantes para o seu crescimento no mercado..

Como funciona na prática

Vamos analisar todos os números envolvidos na execução das estratégicas e identificar quais ações trazem mais retorno e quais precisam ser melhoradas.

Ferramentas utilizadas no processo

  • Google Analytics
  • SEMrush

5 - Analisar resultados

Considerando que, número de curtidas, seguidores, visualizações, engajamento, são “legais”, mas não representam ganhos efetivos para seu negócio, o que realmente importa para o dono de uma empresa são os resultados relacionados a vendas, geração de oportunidades e redução de custos.

Depois de explorar as principais métricas envolvidas no processo, é necessário confrontar a mensuração e definir os próximos passos. Esse é um processo gradativo, e, por isso, exige paciência e persistência.

Com o passar do tempo, será  possível aprender a extrair insights e oportunidades cada vez mais precisos e úteis, gerando resultados mais rápidos e com menos recursos.

Como funciona na prática

É nesta fase que iremos mostrar o quanto sua empresa ganhou (ou economizou) com o trabalho feito nas etapas anteriores.

Ferramentas utilizadas no processo

  • ROI (Retorno sobre o investimento)
    • Número de contatos realizados
    • Número de pedidos fechados
    • Valor dos pedidos fechados
    • Evolução do faturamento
    • Índice de satisfação dos clientes
    • entre outros…

6 - Ajustar e gerir

Constatar que as estratégias adotadas estão dando certo e trazendo resultados positivos é muito bom. Concorda? Porém, precisamos cuidar para que nossa jornada seja feita de mais momentos bons do que de momentos ruins. Para isso, é super importante que tenhamos em mente uma rotina de análise, ajuste e ação, constante. Existe uma característica no empreendedor brasileiro de não se dedicar completamente quando o assunto é “Gerenciar”, Este é um dos motivos de muitas empresa quebrarem ou simplesmente, não evoluírem. Várias situações problemáticas acontecem por simples falta de organização das empresas.

Desta forma, um dos aprendizados mais importantes extraídos de uma metodologia é o fato de você ser capaz de replicar o que está dando certo e eliminar o que não funciona, e, assim, implantar um ciclo de melhoria contínua, em todos os aspectos que envolvem o seu negócio.

Como funciona na prática

Garantir que a ‘máquina’ vai funcionar sempre, produzindo resultados positivos, com o mínimo de gasto possível.

Ferramentas utilizadas no processo

  • Ferramenta de automação de marketing
  • Ferramenta de CRM
  • Ferramenta de Vendas
  • ERP