PCT4 de cara nova!

Que o PCT4 é case na Tecmedia todo mundo já sabe. A primeira versão deste sistema foi implantada em 2002 e, desde então, revolucionou a organização, integração e colaboração na empresa.

Para gerar esses resultados reais, ele teve que evoluir, e, para isso, passou por diversas melhorias referentes à tecnologia. Porém, a parte visual do sistema não havia evoluído no mesmo ritmo. Foi então que o desafio de criar a nova interface foi proposto.

Para criar a nova interface, procuramos referências na web das tendências atuais, o que está sendo usado em termos de design e o que de fato é visualmente agradável em uma interface deste tipo. Logicamente tudo isso sempre alinhado à usabilidade, para otimizar a experiência do usuário.

Depois desta pesquisa, consideramos alguns aspectos para a aplicação da nova interface:

– Personalização: através da foto do usuário aparecendo no topo e nas interações, o PCT4 recebeu uma certa “humanização”, fazendo com que o usuário sinta o seu verdadeiro sentido: ser um ambiente de integração e colaboração e não um ambiente burocrático.

– Ícones: foram aplicados ícones para as principais funcionalidades do sistema, visando auxiliar a identificação das mesmas e a navegação do usuário. Esses ícones foram definidos através de um teste de usabilidade para garantir fidelidade na representação a que se propõem.

– Visual clean: uma expressão conhecida no mundo dos designers é: “Menos é mais”, o que significa que um visual minimalista pode ser um diferencial. Para criar esse “visual clean”, alteramos as fontes utilizadas, procuramos também dar mais espaçamento entre os blocos de informações e retiramos alguns elementos gráficos desnecessários que apenas “sujavam” a interface.

Após aplicação desses aspectos, uma reunião juntamente com o diretor da empresa e com o gerente de projetos definiu algumas outras melhorias referentes à usabilidade. Essas melhorias consistiram em um novo posicionamento de alguns botões para que o usuário tenha sempre sua experiência privilegiada.

Confiram abaixo o novo visual do PCT4

Nova interface do PCT4
Nova interface do PCT4


Comentários


Deixe uma resposta