Tecmedia adota metodologia ágil para desenvolvimento de projetos

8047-8114-G
A fim de buscar constante excelência na prestação de seus serviços e no relacionamento com seus clientes, a Tecmedia passa a adotar, a partir de setembro, uma nova metodologia para o desenvolvimento de projetos e soluções web. Depois de estudar bastante a respeito das metodologias ágeis, novo conceito na área de tecnologia web, a empresa decidiu utilizar o método Scrum.

Em um projeto tradicional de desenvolvimento de sistemas, existem cinco grandes etapas, que conteplam definição, projeto, codificação, testes e implementação. Entretanto, esse tipo de metodologia acaba atrapalhando o cumprimento de prazos, já que se corre o risco do cliente mudar de idéia durante o desenvolvimento do projeto. Nesta metodologia, sites e sistemas podem levar meses para serem concluídos e não existe garantia de que nada irá mudar em relação aos requisitos iniciais. Quanto mais avançado estiver o desenvolvimento de sistema, maior será o custo para alterar o projeto. Este custo pode vir de diferentes formas, como corte de funcionalidades, de qualidade de desenvolvimento, aumento de prazos e conseqüentemente, aumento de valores.

As metodologias ágeis de desenvolvimento surgiram exatamente para permitir maior flexibilidade no processo de desenvolvimento de sistemas e minimizar o custo de mudanças ao longo dos projetos. Elas tiveram início em 2001, quando um grupo de 17 dos melhores programadores do mundo se uniu e identificou grandes causas em falhas de projetos. Estes programadores perceberam que as metodologias que existiam até o momento traziam, junto com qualquer mudança, um custo muito elevado. O grupo, então, criou o Manifesto ágil, que serviria como base para projetos considerados ágeis. Os quatro princípios do manifesto afirmavam que: indivíduos e interações são mais importantes que processos e ferramentas ; um software funcionando é mais importante que documentação completa; colaboração com cliente é mais importante que negociação de contratos e adaptar-se a mudanças é mais importante que seguir um plano inicial.

Na mesma época, diversas metodologias criandas anteriomente passaram a se consolidar e foram chamadas de métodos ágeis de desenvolvimento de software. Entre elas estão o Scrum (1995), método adotado pela Tecmedia. Segundo Ricardo Duarte, responsável pelo departamento técnico da empresa, a metodologia tradicional é ótima na teoria, mas, na prática, é difícil de seguí-la, já que o cliente, durante o desenvolvimento do projeto, sempre pode pedir alterações. “Com a aplicação das metodologias ágeis, são realizadas reuniões freqüentes com o cliente. A idéia é que ele acompanhe a evolução do software”. Ele salienta que a metodologia Scrum será adaptada de acordo com a realidade projetos da empresa. “A expectativa é que esse método traga mais rapidez ao desenvolvimento de sites e sistemas”, finaliza.

Algumas
informações são do Blog da LocaWeb.


Legenda:
Ilustração que demonstra o funcionamento do método
Scrum.

Comentários


1 comentário

Deixe uma resposta