
Com o objetivo de aproximar os estudantes do Ensino Médio e a comunidade dos cursos da área exata e de tecnologias, a Unidade Tecnológica da Unisul (Unitec) promoveu, na quarta-feira (20 de maio), a ação “Um Dia com Tecnologia”, dentro da própria universidade. A rede social Twitter foi o tema exposto em um dos laboratórios da fundação.
A ação da universidade contou com a participação dos cursos de Agronomia, Arquitetura, Engenharia Química, Engenharia Civil, Licenciatura em Química, Química Industrial, Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Tecnologia em Redes. O evento iniciou às 8 horas e terminou às 21 horas.
Professores e coordenadores de cursos organizaram um “tour” pelos laboratórios e explicaram como cada um funciona. Os visitantes ainda assistiram a um vídeo institucional sobre a universidade e receberam explicações sobre cada um dos cursos.
O professor da instituição e diretor da agência digital Tecmedia, Eder Cachoeira, foi convidado, assim como os outros professores da área da informática, pelo coordenador dos cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação, Rafael Faraco, a participar do evento. A rede social Twitter foi o tema escolhido por Cachoeira para ser apresentado aos visitantes.
Para falar sobre o Twitter, alguns colaboradores da empresa Tecmedia, desenvolveram uma pequena apresentação utilizando o site do microblog e um slide. Com o auxílio de dois datashows, em um dos laboratórios da Unisul, mostraram as funções e as utilidades da rede social. Muitos dos alunos, provenientes de colégios como Gallotti e Henrique Fontes, ainda desconheciam a mídia. A idéia era apresentar esta rede que está em expansão em todo mundo.
Ainda, para divulgar o evento e exemplificar as funcionalidades do Twitter foi criado, no site, a conta @diatecnologia. Assim, tudo o que aconteceu durante a ação foi registrado, incluindo fotos dos laboratórios, dentre outros conteúdos relacionados.
Sobre o Twitter
O Twitter é um microblog, em que cada post comporta somente 140 caracteres. A premissa principal é responder a pergunta “O que você está fazendo agora?”. A mídia social funciona basicamente da seguinte forma: existem as pessoas que seguem e as que são seguidas (“followers” e “followings”, em inglês). Ao postar uma mensagem no microblog, os seguidores do usuário a receberão automaticamente. Se alguém que o internauta seguir publicar uma frase, esta aparecerá na página principal. O objetivo do Twitter é disseminar informações e aumentar a rede de contatos.
O microblog recebeu este ano o prêmio “Webby breakout of the year”, concedido pela International Academy of Digital Arts and Sciences, a inovações na Internet. Os vencedores dos últimos anos foram YouTube, MySpace e Flickr.
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.