
A fim de buscar atualização constante e trazer novidades à equipe da Tecmedia, o diretor Eder Cachoeira e o colaborador Niler Barcelos viajaram a São Paulo para fazer contatos de negócio e participar de dois eventos da área de atuação da empresa.
Nos dias 23 e 24 de outubro eles participaram do Falando em Agile, evento que tratou sobre metodologias ágeis. O público contou com a participação de grandes praticantes de Agile, num ambiente de intenso aprendizado. David Anderson, que ministrou a primeira palestra, resumiu a preocupação em utilizar metodologias ágeis, pois as empresas de tecnologia da informação (TI) estão sempre com cronogramas atrasados. Os funcionários trabalham mais que o normal e o maior problema deles é o estresse e a falta de tempo para a vida pessoal. Além disso, foram apresentados cases de sucesso de empresas que já estão implantando ou já utilizam metodologias ágeis bem como maneiras de implantar tais práticas em ambientes tradicionais de projetos.
De acordo com Cachoeira, a conclusão que se pôde tirar após o evento é que metodologia ágil é uma mudança de cultura. Não existem receitas prontas que funcionem de maneira igual em todas as empresas. “A implantação precisa ser gradativa e adaptável à realidade da empresa e só trará resultados efetivos se todos se comprometerem com a idéia. Assim, cria-se um círculo vicioso de melhoria contínua”, explica o diretor.
Já no dia 25, Cachoeira e Barcelos foram conferir a quinta edição do iMasters InterCon -promovido pelo portal iMasters, líder em conteúdo de TI – que trouxe como tema macro “Inovação Digital. Os desafios do Brasil”. O evento contou com 4 programações diferentes, ficando a critério dos participantes escolher qual programação acompanhar e até mesmo mudar de ambiente. O iMasters Intercon foi apresentado por Fabio Seixas, Sócio-Criador do Camiseteria, e Luli Radfahrer, Professor-Doutor da USP e reuniu 700 profissionais de internet no mesmo lugar.
A abertura do evento foi marcada por inovação e imprevistos, já que houve atrasos e problemas técnicos. “Mas, tudo foi compensado pela qualidade dos temas, dos palestrantes e da organização do evento como um todo”, comenta Cachoeira. Stelleo Tolda, presidente do Mercado Livre.com fez um panorama geral sobre o comércio eletrônico no Brasil. Já Sergio Mugnaini, diretor de criação da Almap, apresentou cases da agência utilizando a internet como mídia principal. Ao final do evento, cinco profissionais da mídia, participando de um painel interativo, abriram espaço para discussão com o público e falaram sobre assuntos polêmicos da internet.
A experiência, segundo os participantes, foi enriquecedora. “Ter participado destes dois eventos foi uma grande oportunidade de adquirir e compartilhar conhecimento com profissionais de diversas partes do país, que dividiram com todos os presentes suas experiências e seus desafios diários na área de TI”, relata Barcelos.
Legenda:
Algumas imagens dos eventos
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.