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Marketing Viral e Buzz Marketing: qual a diferença

eder.cachoeira
Escrito por eder.cachoeira em 9 de fevereiro de 2022
Marketing Viral e Buzz Marketing: qual a diferença

O sucesso no universo dos negócios depende muito de boas estratégias de divulgação. O Marketing Viral e Buzz Marketing, por exemplo, podem ser utilizados para fortalecer a imagem no digital, aumentar as vendas e a popularidade com o público-alvo.

Estes conceitos de marketing podem ser confundidos, devido aos significados semelhantes das palavras, mas apesar de serem parecidos, há diferenças muito importantes que precisam ser consideradas. 

Isto posto, entender o que é cada um destes conceitos e como eles podem ajudar nos negócios são formas de ter sucesso. Confira mais sobre isso nos tópicos a seguir:

O que é Marketing Viral?

O Marketing Viral é uma estratégia que visa a viralização de uma campanha publicitária. Essa é uma das principais estratégias utilizadas na produção de conteúdo relevante, já que aumenta as chances de bons resultados.

Um ponto importante para o sucesso da estratégia de marketing viral é ter conhecimento a respeito das preferências do público, pois este detalhe ajuda a criar campanhas e conteúdos focados no perfil da persona (cliente ideal) para o negócio, aumentando o alcance e ações como o compartilhamento.

Com materiais interessantes e que caem nas graças do público, maiores serão as chances de viralização, com compartilhamento das mensagens – e o melhor é que a empresa não tem custos com isso.

O que é Buzz Marketing?

Ter pessoas falando o tempo todo da sua marca é algo que todo empresário deseja. 

Isto pode acontecer ao investir nas estratégias de Buzz Marketing, que tem o foco principal na visibilidade de um produto ou serviço.

Quando a empresa tem um reconhecimento positivo, as oportunidades de gerar mais leads (potenciais clientes) aumentam. 

Já para ter o público-alvo falando da sua marca é necessário desenvolver bem o Buzz Marketing, criando estímulos que motivam as pessoas a falarem do empreendimento, tendo valores e ações muito claros, por exemplo.

Quais as diferenças entre Buzz Marketing e o Marketing Viral?

O Buzz Marketing e o Marketing Viral são estratégias que possuem o foco no compartilhamento de conteúdos e campanhas das marcas, tornando-a mais conhecida.

Por mais que sejam parecidas em alguns pontos, estas estratégias têm diferenças que precisam ser consideradas.

O Buzz Marketing é centrado no diálogo, ou seja, os consumidores falando sobre a marca; diferentemente do Marketing Viral, que é mais centrado em repassar as mensagens de modo espontâneo, como ocorre com memes.

Um ponto interessante é que estes conceitos de marketing podem ser aplicados em diferentes segmentos, desde Administradora de condomínios comerciais até comércios varejistas, por exemplo.

Para entender como obter resultados promissores com estas estratégias, visto que podem atender diferentes objetivos, é preciso entender as principais diferenças entre elas.

O Buzz Marketing é uma estratégia que se baseia em gerar valor social para a empresa. Alguns dos pontos positivos em investir nesta estratégia são:

  1. Credibilidade

As marcas que conseguem se aproximar do seu público-alvo tem mais chances de ficar em evidência e, com o tempo e de forma orgânica, a divulgação boca a boca começa, gerando o Buzz, ou seja, os rumores.

Os Leads (potenciais clientes) que chegam, por exemplo, a um curso de enfermagem em são paulo por recomendação de amigos, indica que o Buzz Marketing está dando certo, algo que reduz as barreiras de compra e aumenta a credibilidade da empresa.

Além disso, o Buzz tem alto poder de impacto e compartilhamento, se transformando em uma ação atrativa para as redes sociais, por exemplo, expandindo o alcance e interesse pela marca.

  1. Gera excelentes oportunidades de negócios

Um Buzz Marketing pode potencializar as vendas e proporcionar negociações benéficas. Todo empreendedor está em busca de bons negócios e isto acontece quando há muitas indicações e comentários positivos sobre o empreendimento.

Sendo assim, apostar nas estratégias de Buzz Marketing é uma maneira de chamar a atenção de investidores e franqueados interessados nos produtos e serviços da sua empresa, algo que pode aumentar a visibilidade e lucros.

  1. Custo baixo

Uma vantagem do Buzz Marketing é que garante um crescimento de modo natural, ou seja, promove um engajamento orgânico. Com isto, as empresas têm uma economia no orçamento voltado para estratégias de comunicação.

Outros benefícios que o Buzz Marketing agrega são: 

  • Aumenta o número de consumidores fidelizados; 
  • Melhora as vendas;
  • Amplia o alcance, tornando-o rápido e efetivo; 
  • Permite que as empresas tenham foco total no produto ou serviço.

Botões relevantes no Buzz Marketing

Existem alguns detalhes que precisam ser considerados no momento de utilizar esta estratégia.

Para uma campanha gerar sucesso e ter muitos comentários, os profissionais de marketing podem explorar alguns gatilhos que ajudam a gerar discussões e manter a empresa sempre em destaque. Os mais utilizados são:

  • O chocante;
  • O extraordinário;
  • O hilário;
  • O segredo;
  • O tabu.

No Buzz Marketing, as empresas trabalham para projetar reações em relação a campanhas, produtos, serviços, entre outras possibilidades. 

As ações elaboradas são pensadas considerando a identidade da marca e, principalmente, o interesse e hábito do público, considerando o comportamento esperado dessa audiência.

Esta estratégia é interessante para dar destaque, por exemplo, aos serviços de Manutenção em motor de portão eletrônico, mas nada impede de ser utilizada para outros produtos e serviços.

Um detalhe que faz a diferença no Buzz Marketing é levantar temáticas que possam interessar às pessoas. As polêmicas costumam chamar a atenção, já que abrem uma série de debates, ou mesmo por “quebrar” uma crença já estabelecida, visando melhorias.

Sendo assim, selecionar assuntos conforme a área na qual a empresa está inserida pode ser uma maneira de explorar esta estratégia e ter bons resultados.

Uma dica que as empresas prestadoras de serviços de manutenção industrial, e de diferentes segmentos que têm interesse em desenvolver essa estratégia, é que ao iniciá-la é crucial se atentar ao alcance e resultados obtidos a partir dessas novas audiências conquistadas.

Campanhas que tem um amplo alcance é algo muito positivo, mas é essencial ter um público-alvo bem definido para assim dialogar com as pessoas certas e converter essas pessoas que chegaram por meio do Buzz, bem como manter um número qualificado desses potenciais clientes que chegarem.

Pontos importantes do Marketing Viral

No Marketing Viral, os profissionais focam na elaboração de conteúdos atrativos, simples e interessantes a ponto de serem compartilhados.

Isto posto, pensar na mensagem e aspecto visual no momento de criar um post nas redes sociais ou em um blog é essencial para que o público-alvo veja o conteúdo e, ao vê-lo, ter a vontade de compartilhar – reconhecendo a marca. Os benefícios desta estratégia são:

  1. Excelente alcance orgânico

Com as interações das pessoas, as empresas podem ter mais clientes e sucesso, graças ao compartilhamento dos conteúdos, fazendo com que as mensagens cheguem a novos usuários.

Com isso, os serviços de locação de vending machine, por exemplo,  ganham mais destaque, gerando excelentes resultados para os empreendedores deste segmento.

  1. Feedback imediato

Com tantos recursos presentes nas redes sociais, como botões de curtir, indicadores de visualizações, caixa de comentários e compartilhamento, os profissionais que elaboram as estratégias de marketing viral podem acompanhar os materiais e verificar sua efetividade.

Muitas pessoas gostam de fazer comentários, seja para dar sugestões ou dizer algo que não gosta. 

Esta ação é interessante para que as empresas tenham acesso ao que o público diz e assim investir em melhorias para deixar os clientes satisfeitos, possibilitando um melhor relacionamento a longo prazo.

  1. Implementação simples

O processo de implementar os conteúdos e campanhas de marketing viral é muito simples, e ele pode ser utilizado para evidenciar um serviço de Lavagem de fachadas preço acessíveis; e assim as pessoas que necessitam deste procedimento podem encontrá-lo com mais facilidade.

É possível destacar a campanha em vários canais de comunicação para conseguir divulgar conteúdos com diferentes formatos, como os vídeos que podem ser veiculados no Youtube ou mesmo artigos em um blog, entre outras possibilidades.

  1. Ajuda a construir uma sólida reputação

Conteúdos com potencial de viralização ajudam as empresas, causando um impacto positivo na reputação.

Marcas que têm seu conteúdo compartilhado por muitas pessoas têm maiores oportunidades de conquistar um patamar de referência.

Empresas de fechadura eletrônica com cartão, por exemplo, divulgando conteúdos a respeito de segurança consegue chamar a atenção dos interessados por este tipo de produto e, assim, segmentar o público por meio dos materiais de viralização.

Dicas que ajudam na execução do Marketing Viral

O processo de elaboração das estratégias de Marketing Viral pode ser feito de forma simples e rápida, graças as seguintes dicas:

  • Elabore materiais de fácil compreensão e repasse;
  • Foque no ciclo de vendas do produto ou serviço;
  • Crie campanhas surpreendentes;
  • Entenda o que faz as pessoas compartilharem os conteúdos;
  • Não busque “planejar” o viral, pois ele acontece naturalmente.

Estas são apenas algumas dicas que os profissionais de marketing podem seguir para criar campanhas que ajudem a melhorar as vendas de camara fria expositora, por exemplo.

As duas técnicas podem ser utilizadas nos negócios, desde que os profissionais do marketing dediquem tempo para elaborá-las com cautela para não gerar confusões no momento de elaborar os conteúdos, aliando o melhor de cada campanha.

Deste modo, entender as diferenças entre o Marketing Viral e o Buzz Marketing, conhecer os pontos positivos e como implementá-los nas campanhas são formas de fortalecer a marca no ambiente digital, aproximar os clientes e conseguir excelentes oportunidades de negociações.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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