Prestes a lançar a nova versão da nossa Ferramenta de Atendimento Online – o PCT Chat 5.0 – temos uma surpresa para antecipar.
A nova interface do sistema está pronta e você já pode conhecê-la!
O Sistema de Chat Online, foi desenvolvido e está em utilização há mais de 7 anos, pela própria Tecmedia. Em 2012, a ferramenta começou a ser implantada em clientes, no formato de assinatura.
Agora estamos às vésperas do lançamento da nova versão e queremos compartilhar esse momento com você. Por isso, criamos esse post, para explicar o que mudará na nova interface do PCT Chat.
Para chegarmos em um resultado satisfatório, o nosso trabalho de análise de usabilidade teve como principal objetivo, facilitar ao máximo as ações do Nível Atendente, que representa a maior demanda de utilização do sistema.
Fizemos as seguintes perguntas à nós mesmos e aos clientes:
- A interface do sistema está agradando?
- Os usuários conseguem realizar as tarefas sem maiores dificuldades?
- Eles ficam satisfeitos ao utilizarem a ferramenta?
- Ou saem estressados com as barreiras encontradas no sistema?
- A ferramenta representa uma vantagem para sua empresa, diante dos concorrentes?
Levamos em consideração essas e outras perguntas e focamos em localizar problemas de usabilidade e implementar melhorias para otimizar a navegação e engajar novos usuários.
Veja a diferença entre o antigo estilo da interface e o novo padrão
(Tela de consulta de chats):
Veja a diferença entre o antigo estilo da interface e o novo padrão
(Tela de atendimento):
Padronizamos estilos de layout, ícones e fontes, reduzimos a ocupação de espaço dos elementos secundários e transformamos ações e termos técnicos em recursos de fácil compreensão.
Não é a primeira vez que o PCT passa por uma bateria de melhorias, inclusive de interface. Desde a sua versão 1.0, lançada em 2003, o sistema já sofreu 5 alterações significativas de layout.
Este processo foi interessante, principalmente para:
- Estudar a fundo a versão atual do sistema
- Identificar problemas de usabilidade
- Melhorar e facilitar a experiência de uso e o engajamento
Os últimos 12 meses foram intensos e identificamos alguns erros de usabilidade e pontos a serem melhorados. Com as novas implementações, esperamos enriquecer ainda mais, a experiência dos usuários, ao utilizarem o PCT Chat no seu dia a dia.
A nova interface entrará no ar, nos próximos dias. Fique atendo às novidades!
Destacamos abaixo, as principais mudanças no padrão visual do sistema.
Nova biblioteca de ícones:
Novo estilo e função retrátil do menu principal:
Novo menu auxiliar:
Nova função para confirmar a entrega de mensagens:
Veja como funcionam os novos menus do sistema:
A janela do cliente ficou muito mais “cool”, com os novos estilos:
Para Russ Unger autor do livro “A Project Guide to UX Design”, design de experiência do usuário é a criação e sincronização dos elementos que afetam a experiência dos usuários com um produto.
Se você ainda não conhece o PCT Chat, teste gratuitamente:
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