
Durante o período de 8 a 19 de agosto, a Tecmedia realizou a Pesquisa de Satisfação 2008 com quarenta clientes. A realização desta pesquisa consolida mais um canal de comunicação através do qual o público-alvo pode expressar suas opiniões e expectativas em relação aos serviços prestados. E foi exatamente o que aconteceu: a empresa recebeu elogios, críticas e sugestões, que contribuirão para que o trabalho seja aprimorado constantemente. Além disso, os clientes tiveram a oportunidade de relatar se estavam com alguma necessidade em relação aos serviços prestados.A realização da pesquisa também ajudou a identificar um nível de maturidade em alguns deles, o que os tornou mais exigentes e, conseqüentemente, mais fiéis.
No ano passado, a Tecmedia foi finalista regional no Prêmio Talentos Empreendedores (hoje nomeado Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas – MPE Brasil) destacando-se entre as 5 melhores empresas de base tecnológica do estado. A comissão julgadora do prêmio utiliza a satisfação dos clientes como um dos critérios de avaliação. Esse também é um dos motivos pelo qual a Tecmedia pretende continuar realizando a pesquisa, ano a ano.
A pesquisa avaliou os seguintes pontos-chave: necessidade de novos serviços, satisfação, motivo de ter escolhido a empresa, possibilidade de recomendação da Tecmedia a outras empresas e expectativas em relação a essa parceria. Após a coleta e análise dos dados, os clientes foram agrupados em satisfeitos, insatisfeitos e satisfeitos com necessidade. Os dados resultantes foram organizados em uma tabela, permitindo a geração de gráficos que puderam mostrar o resultado geral da pesquisa.
Após a realização da mesma, a preocupação foi dar um um feedback aos clientes entrevistados. Foi criada uma área exclusiva para cada um deles, no site da Tecmedia, apresentando o resultado geral da pesquisa e comentando sobre a sua resposta, especificamente – ou seja, seu grau de satisfação e necessidades. Cada cliente foi comunicado através de um e-mail pessoal, que convidava o usuário a acessar a página, através de um link único e restrito.
Na página de resultados da pesquisa, o cliente poderia entrar em contato com a Tecmedia para enviar seus comentários ou agendar uma reunião. Também era possível contratar novos serviços, já que na página de feedback foram oferecidas opções de soluções diferenciadas com vantagens especiais.
Através do Sistema de Pesquisa de Opinião Online Tecmedia, foi possível controlar o fluxo de dados. O sistema abrange as seguintes etapas:
– Cadastro de perguntas e opções de respostas
– Seleção de entrevistados
– Coleta de dados
– Análise dos dados coletados
– Agrupamento de informações a partir da análise de dados
– Geração de gráficos gerenciais: resultado geral, resultado por questão, resultado por cliente
– Envio de feedback ao cliente
– Registro e tratamento individual das solicitações e comentários recebidos
O Sistema de Pesquisa de Opinião Online é um módulo que pode ser agregado ao PCT4 (Portal Corporativo Tecmedia). Desta forma, é possível ter uma integração total entre todo o relacionamento da empresa com os clientes.
Legenda:
Gráficos que mostram o resultado geral da pesquisa.
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