
A Tecmedia Internet Design, agência digital de Tubarão/SC, completou 12 anos nesta segunda-feira, 2 de fevereiro. A empresa nasceu da vontade de dois amigos, Eder Cachoeira e Fabiano Albino da Silva, em explorar a área de desenvolvimento web que em 1997, com a popularização da Internet, era nova no mercado brasileiro e prometia ser muito promissora. Um ano após a fundação da empresa, os dois concordaram em desfazer a sociedade, permanecendo apenas o atual diretor, Eder Cachoeira.
Em 1998, a Tecmedia já havia conquistado alguns clientes importantes na região, são exemplos as lojas Nandi Confecções e Lojão Vitória, além da empresa de transporte rodoviário, Transzape. Neste mesmo ano, a agência digital passou a prestar serviços para a Eliane Revestimentos Cerâmicos, de Cocal do Sul/SC, a maior empresa de cerâmica do Brasil. Foram dois anos e meio de serviço exclusivo para a Eliane e lá a Tecmedia foi pioneira na geração de conteúdo em áudio e vídeo sob demanda. Na Feicon (Feira Internacional da Indústria da Construção) do ano 2000, a empresa montou uma estrutura básica e transmitiu, pela primeira vez, um evento ao vivo, via tecnologia Real Networks.
Depois deste período na Eliane, o diretor da Tecmedia retorna a Tubarão, monta um escritório para a empresa e contrata cinco novos colaboradores. Algum tempo depois, trabalha, também, gerenciando a filial da Matrix na cidade, por quatro meses. Após isto, passa a dedicar-se exclusivamente à Tecmedia.
Em 2004, a Tecmedia criou o Superinformativo, um sistema de criação de informes virtuais, via e-mail, que permitia o monitoramento do acesso às noticias e informações veiculadas.
Foi o primeiro sistema de criação e gerenciamento de informativo online no Brasil, no formato de software como serviço (SaaS).
Desde então, a Tecmedia não parou de crescer. A cada ano, foram fechados novos contratos, com foco, principalmente, no desenvolvimento e otimização de sites. A empresa firmou parceria com a Locaweb, líder em hospedagem de sites da América Latina. Além disso, aumentou a equipe de colaboradores e ampliou o número de equipamentos e recursos tecnológicos.
Em 2005, contabilizou o desenvolvimento de 80 sites. Entre as empresas que se tornaram clientes nesta época estão a Alumasa, Hotel San Silvestre, GAM, Campeiro Produtos Alimentícios, Ponto dos Colchões, entre outras. Estas fazem parte, hoje, da carteira de mais de 130 clientes ativos.
Durante estes 12 anos, a Tecmedia identificou, através das necessidades apresentadas por seus clientes, novas áreas a serem exploradas na Internet e passou a desenvolver novos sistemas e serviços web, para atender essa demanda. Dentre as soluções, pode-se destacar a Manutenção Evolutiva, na qual a Tecmedia fica responsável pelas operações relacionadas ao site do cliente; o SEO (Search Engines Optimization), análise detalhada sobre os aspectos técnicos, funcionais e estratégicos, para que um site melhore seu posicionamento nos resultados das buscas no Google, por exemplo. Também destaca-se o SAV, Sistema de Apoio a Vendas, que permite a automação da equipe de vendas de uma empresa, proporcionando integração entre informações internas e a equipe de representantes e/ou clientes; e o PCT4, lançado no final de 2008, no formato SaaS, o sistema online é capaz de centralizar todas as informações de uma empresa, gerando organização, integração, colaboração e resultados entre colaboradores, clientes e parceiros.
Nos anos de 2007 e 2008, a empresa foi finalista no Prêmio Talentos Empreendedores, em Santa Catarina, na categoria Serviços de Tecnologia da Informação. A certificação assegurou à empresa o posto de uma das quatro melhores gestões, relacionadas à tecnologia, em todo o estado. A classificação foi alcançada, principalmente, devido à forma como as informações são organizadas, centralizadas através de um portal corporativo, que foi desenvolvido pela própria empresa.
A Tecmedia agradece a todos os seus clientes, parceiros, colaboradores e comunidade, por estes 12 anos de muitas conquistas e garante que continuará ajudando as empresas no aperfeiçoamento da gestão de processos, exposição da marca, produtos ou serviços e criação de novos canais de comunicação online com seus públicos. Rumo à visão de tornar-se referência nacional no segmento de Internet, nas áreas de consultoria, projeto, desenvolvimento e gestão de sistemas online até 2010.
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.