Case: Sistema auxilia no gerenciamento do transporte de carvão - Tecmedia

Cases

Case: Sistema auxilia no gerenciamento do transporte de carvão

Administrador
Escrito por Administrador em 17 de fevereiro de 2010

aberturaUm sistema de fácil utilização e que possibilita a geração de gráficos e relatórios completos, com a capacidade de auxiliar  no gerenciamento empresarial. Esta simples descrição sintetiza o sistema que a Tecmedia desenvolveu para Transferro  –  Operadora Multimodal, empresa responsável pelo  recebimento, descarga, movimentação e abastecimento de carvão mineral do Complexo Jorge Lacerda, gerenciado pela multinacional Tractebel, em  Capivari de Baixo.

No sistema, os colaboradores registram a quantidade de toneladas, o tipo de transporte (rodoviário ou ferroviário) e o tempo para descarga. A direção pode acompanhar, simultaneamente quantas toneladas foram descarregadas e qual a qualidade do carvão, o tempo de utilização do maquinário, assim como as horas que cada colaborador ficou parado entre a saída e a chegada de mais material.

abastecimentoQuanto a monitoração do uso dos equipamentos, existe um módulo para esta função. Nele são cadastrados o tempo de utilização dos equipamentos e tratores, assim como as horas em que ficaram inutilizados e o porquê. Por exemplo, caso algum trator quebre, isto constará no sistema. Também é feito o monitoramento do consumo de combustível, o que possibilita pensar em formas de economizar, manter o controle e realizar a manutenção.

Todos os dados recebidos são convertidos em gráficos, divididos em períodos mensais, com informações como abastecimento de unidades (geral e por unidade),  recebimento, apropriação de tempo e consumo de combustível de tratores.

consumo

Sobre a Transferro
A Transferro Operadora Multimodal é uma empresa subsidiária da Ferrovia Tereza Cristina S.A, que atua no Complexo Termoelétrico Jorge Lacerda, em Capivari de Baixo-SC, no  recebimento, descarga, movimentação e abastecimento de carvão mineral.

Sobre a Tractebel

O Complexo Termoelétrico Jorge Lacerda, gerenciado pela multinacional Tractebel, é responsável por  35% da energia consumida em Santa Catarina. A Tractebel também controla outras termoelétricas e hidroelétricas em todo o Brasil, como São Salvador em Tocantin, Passo Fundo no Rio Grande do Sul, Salto Osório no Paraná, dentre outras.

Leia mais sobre o sistema no link: Tecmedia desenvolve sistema para Transferro.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.